• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • DPU divulga nota com medidas para auxiliar brasileiros refugiados em território ucraniano

DPU divulga nota com medidas para auxiliar brasileiros refugiados em território ucraniano

O órgão irá disponibilizar um formulário online para identificar os refugiados que querem sair do país

Por Da Redação
Ás

DPU divulga nota com medidas para auxiliar brasileiros refugiados em território ucraniano

Foto: Reprodução/Internet

A Defensoria Pública da União (DPU) publicou ne última sexta-feira (7), uma nota técnica sobre a grave situação que envolve os refugiados ucranianos. A instituição informou que tomará medidas administrativas para a repatriação dos brasileiros em situação de vulnerabilidade e desejam voltar ao Brasil.

O primeiro passo a ser tomado para o retorno dos brasileiros é a disponibilização de um formulário online que autoriza a instituição a utilizar dados para realizar o pedido de extradição diante ao governo brasileiro. O documento foi elaborado pela Coordenação de Assistência Jurídica Internacional da DPU, e tem como objetivo auxiliar o Ministério das Relações Exteriores nos pedidos de repatriação.

A portaria interministerial MJSP/MRE 28, divulgada na última quinta-feira (3) pelo governo brasileiro, trata da concessão de visto humanitário para ucranianos que venham para o Brasil em virtude da guerra. A portaria também deu todas as orientações para que estrangeiros vindo da área de guerra possam solicitar o visto no Brasil.

O Dr. Jair Soares Júnior, subdefensor público-geral federal, retificou que desde o início da crise humanitária da Ucrânia, a Assessoria Internacional da DPU adotou medidas administrativas para requerer a repatriação dos brasileiros em situação de vulnerabilidade no país. De acordo com o gestor, o Brasil abriga a maior comunidade ucraniana da América Latina, estimando-se entre 500 mil e 600 mil ucranianos e seus descendentes no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário